Quando devo procurar um psiquiatra?
Você deve considerar procurar um psiquiatra se estiver enfrentando desafios emocionais, comportamentais ou mentais significativos que afetam sua qualidade de vida, te causando sofrimento e prejuízos no funcionamento diário. Isso pode incluir sintomas persistentes de ansiedade, depressão, alterações de humor, pensamentos suicidas, problemas de sono como insônia ou sonolência excessiva, perturbações mentais com alteração do pensamentos ou da percepção da realidade, distúrbios alimentares ou quaisquer outros sintomas psiquiátricos que estejam interferindo em sua capacidade de funcionar normalmente. Além disso, se você estiver preocupado com sua saúde mental, é sempre aconselhável buscar orientação profissional.
Quanto tempo dura o tratamento?
Cada paciente tem um plano terapêutico individual, o tempo de tratamento é variável e depende de inúmeros fatores como o diagnóstico, os episódios psiquiátricos prévios, a resposta aos tratamentos propostos, e claro, o comprometimento e disciplina do paciente. Existem doenças psiquiátricas que são crônicas e recorrentes e precisam de tratamento de longo prazo, e existem situações em que a alta médica é possível. Essas conclusões só são definidas após a avaliação de cada caso.
Quanto tempo demora a consulta?
O tempo é variável, mas em média, dura em torno de uma hora. A principal ferramenta do psiquiatra é a anamnese e o exame psíquico, e isso acontece através de uma longa conversa.
Preciso sempre levar um acompanhante à consulta?
Não é obrigatório e nem sempre necessário. A presença do acompanhante pode ser importante quando estamos diante de um paciente que tenha dificuldade de expressar o que sente, ou quando essa companhia deixá-lo mais confortável e seguro. Em alguns casos, uma pessoa próxima ajuda a esclarecer dados da história além de auxiliar na compreensão das orientações fornecidas na consulta.
Depois que eu melhorar, posso parar os remédios?
A interrupção do tratamento só deve acontecer após indicação do psiquiatra! Parar medicações por conta própria pode acarretar retorno dos sintomas. A recomendação é que o paciente siga EXATAMENTE a conduta estabelecida até que o médico faça mudanças, reduções ou suspensão de medicamentos.
O psiquiatra precisa pedir exames?
Os diagnóstico psiquiátricos são clínicos, ou seja, não são confirmados através de exames. Contudo, solicitar exames laboratoriais e de imagem é necessário para afastar outros diagnósticos que possam estar relacionados aos sintomas descritos.